← Back to portfolio

Operadora omitia causa de morte por Covid-19 em atestados de óbito

Published on

Nesta semana, a advogada que representa os 12 médicos e ex-médicos que denunciaram a Prevent Sênior foi ouvida na CPI da Covid. Bruna Morato disse que, no início da pandemia, a Prevent estava andando em sintonia com os médicos que estavam auxiliando o governo federal, o atualmente conhecido como gabinete paralelo, para evitar medidas protetivas e impactos na economia.

Bruna relatou ameaças de demissão a médicos que não prescrevessem o kit Covid. Ela ressaltou que, além da alteração de CIDs em pacientes acima de 15 dias de infecção, a operadora utilizou termo de ciência genérico, que não citava os medicamentos utilizados. A CPI convocou os médicos para depoimento.

Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, prestou depoimento à CPI. Ele negou fazer parte do gabinete paralelo, que não é negacionista e que nunca financiou esquemas de fakenews, mesmo dados apontando financiamento ao blogueiro Allan do Santos, que disseminou informações falsas sobre o vírus. Durante a oitiva, ele informou que soube da ocultação do CID de Covid-19 de sua mãe pela comissão, mas segundo conversa da equipe de Hang para uma emissora, ele sabia da ausência da informação desde abril deste ano. Ele e seu advogado aumentaram os ânimos da sessão ao utilizar placas que diziam: “não me deixam falar”, o que fez com que os senadores solicitassem a saída de um dos advogados de Hang, o que foi acatado pelo presidente da comissão Senador Omar Aziz (PSD – AM)

O empresário Otávio Fakhoury também deu depoimento a comissão, com acusações de financiar divulgação de fake news sobre a pandemia. No início da sessão, o senador Fabiano Contrato (Rede – ES) discursou em repúdio a um comentário homofóbico do depoente em suas redes sociais, que pediu desculpas a Fabiano e os que se sentiram ofendidos. Otávio ainda foi questionado sobre vídeo contra o uso de máscara, discurso que defendeu como opinião, e o financiamento a instituto que negociou imunizantes com governo federal.

- Gabriel Vitor

Com informações de Portal G1

Subscribe to get sent a digest of new articles by Gabriel Vitor | Relações Públicas

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.