← Back to portfolio

Municípios aderem cada vez mais ao passaporte de vacinação

Published on

Segundo dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), houve aumento na adesão dos municípios no comprovante de vacinação para o acesso de eventos e serviços.

O passaporte tem sido utilizado por diversos países para dar segurança à população no momento de retomada de eventos e serviços com maior quantidade de pessoas.

Países como Estados Unidos, Israel e União Europeia, já solicitam o comprovante. Os EUA, que estão progredindo em vacinação e controle do número de infectados e óbitos, já tem feito a abertura do comércio e liberação de grandes eventos por conta do passaporte.

No Brasil, somam 249 municípios que aderiram a forma de comprovação, o que tem sido muito eficaz para a reabertura de comércios e a liberação de grandes eventos, como o Rock In Rio, que tem previsão de retomada no país em setembro de 2022, caso os índices de infecções continuem caindo e número de vacinados subindo. A queda nesses números tem gerado a retomada gradual da economia, com a retomada de investimentos nos setores do entretenimento e turismo.

Conforme o relatório da Confederação, que ouviu 2.461 gestores, o Nordeste lidera na quantidade de cidades que aderiram a criação de decretos de comprovante de vacinação, seguido da região Sudeste do país. Proporcionalmente, a região Norte tem maior índice de municípios que aderiram.

Nas cidades com grandes populações, o decreto já está valendo. Em São Paulo, o passaporte é solicitado em shows, congressos e jogos com público superior a 500 pessoas. Já no Rio de Janeiro, o decreto abrange outros estabelecimentos como academias de ginástica, cinemas, museus e estádios. Algumas instituições de ensino superior querem aderir a comprovação, como é o caso da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que ainda não foi inclusa no decreto.

No Brasil, não é obrigatória a vacinação, o que permite o cidadão escolher tomar ou não as doses de imunizante, porém, conforme nota da CNM, “isso não significa que não se traga a ele consequências dessa decisão”, sendo o impedimento da entrada em determinados ambientes ou acesso a serviços. O governo federal, estados e municípios, já disponibilizaram aplicativos de celular que comprovam a vacinação, disponíveis para celular Android ou IOS.

- Gabriel Vitor
Com informações de CNN Brasil

Postado orginalmente em https://www.solidariedade.org....

Subscribe to get sent a digest of new articles by Gabriel Vitor | Relações Públicas

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.