← Back to portfolio

COM QUASE 80% DE ADESÃO, BRASIL INICIA A VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19

Published on

Mesmo com discursos negacionistas e relutância do governo federal, estados e municípios iniciam a imunização de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 11 anos.

A vacinação de crianças e adolescentes ganhou visibilidade após críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que autorizou a utilização do imunizante pediátrico da Pfizer.

Segundo dados da Seade (Fundação Estadual de Análise de Dados), mesmo com as tentativas do Ministério da Saúde de barrar a utilização do imunizante pediátrico, a população demonstrou alto índice de aprovação, desejando que a vacina fosse aplicada.

Segundo a fundação, em média 80% da população apoia a vacinação das crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, já que esse grupo tem sido alvo das variantes da Covid-19, que tem aumento no número de infecções, internações e óbitos no grupo, o que tem gerado preocupação nos pais sobre a imunização dos pequenos, que desde o início da pandemia, foram tratados como grupo com menor probabilidade de casos críticos.

A adesão à vacina é algo comemorado pela prefeita do Solidariedade no município de Lagarto (SE), Hilda Ribeiro. "A alta adesão é algo que me traz alívio, já que demonstra que as pessoas estão cada vez mais empenhadas a cuidar dos seus e a essa crise final sanitária que assolou todo o país", diz.

Vale lembrar que a Covid-19 se está entre as maiores causas de morte de crianças, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. O Ministério da Saúde prevê mais de 20 milhões de crianças imunizadas nessa faixa etária.

Para Hilda, a vacinação de crianças "é cuidar do futuro do país e priorizar a saúde que depende de nós. Ver como nossas UBSs cheias de crianças para tomar a sua 1ª dose de esperança nos faz ver a vitória e caminhar para a final da pandemia. Estou muito feliz pelo poder trabalhar e acompanhar isso de perto".

Outros países como Estados Unidos e Inglaterra já começaram a vacinar em crianças. No Brasil, segundo levantamento da Vital Strategies, organização mundial de saúde pública, cerca de 800 pessoas foram óbito nessa faixa etária.

"Após a chegada de doses da vacina pediátrica, firmamos ainda mais o compromisso com a vida e o respeito à ciência. Nos preparamos para essa tão importante etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Enquanto ao Plano, estamos seguindo a Nota Técnica do Ministério da Saúde e já elaboramos o calendário e as estratégias de imunização dos pequenos" informam a prefeita de Lagarto, que reforçou que a cidade já está vacinando as crianças com comorbidade e com deficiência.

A imunização de jovens e crianças é de extrema importância, mesmo com o baixo índice de mortandade, mas para a pandemia, a vacinação pode impedir a ocorrência de novas variantes, impedindo a continuidade das contaminações e mortes em outros grupos.

- Gabriel Vitor
Postado originalmente em: www.solidariedade.org.br/com-q...

Subscribe to get sent a digest of new articles by Gabriel Vitor | Relações Públicas

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.